Formulário Enviado

JointBee Logo

 

Saiba como proteger a sua empresa durante e pós crise.

1. Construa um plano trimestral como se fosse uma nova empresa. 

Com o ciclo de vendas e recebimentos alongado devido aos impactos da Covid-19, os clientes que compraram da sua empresa esse mês provavelmente não serão os mesmos do próximo mês. O plano trimestral vai proteger sua empresa durante a fase aguda da crise, onde todas as decisões deverão ser tomadas visando guiar a empresa ao ponto de equilíbrio imediato. Ao observar o DRE diariamente, o gestor conseguirá determinar os orçamentos necessários para este período. O importante é não gastar com nada que não esteja ligado à geração do faturamento que está sendo perseguido. 

2. Substitua o pessimismo e incertezas pela matemática. 

Mantenha a atenção focada nas decisões que devem ser tomadas pelos fatos apresentados, não por achismos. Com a execução do plano trimestral não permita que pessimistas tomem à palavra. Seja assertivo, ágil e rigoroso em suas observações, aja sobre as variáveis com foco no seu objetivo, que é proteger a empresa, mantendo o ponto de equilíbrio. O pessimismo é seu pior inimigo porque adia as decisões que precisam ser tomadas, e acaba levando o caixa a sangrar. Isso tira a empresa do ponto de equilíbrio e destrói o plano trimestral.  

3. Preocupe-se com a sobrevivência. 

Já está no ponto de equilíbrio? Então coloque seu time de vendas para trabalhar com foco! É tempo de conversar com cada cliente e se apresentar como um parceiro solidário (no preço, na forma de pagamento, na flexibilidade). NÃO É TEMPO DE PERDER NENHUMA OPORTUNIDADE. Caso contrário o concorrente conquista a venda, e você fica cada vez mais enfraquecido. 

4. Entenda o mercado – Em qual ponto seu faturamento vai se estabilizar? 

Sua receita de vendas vai levar um tempo para se estabilizar, por isso não adianta pressionar metas de faturamento no decorrer do plano trimestral (quer seja durante ou após a crise). Crie uma Inteligência de vendas unindo o Número de Negócios e Valor da Venda. Estes são os únicos indicadores que devem ser considerados para compreender o mercado no dia a dia. 

5. Financeiro é o novo CEO. 

O líder financeiro tem 4 desafios para liderar a empresa: organizar o ecossistema de parceiros e fornecedores de forma solidária; selecionar as despesas essenciais para a manutenção da vida da empresa; cuidar da manutenção e expansão das linhas de crédito; manter o “rating” da empresa em um nível aceitável. 

6. Corte investimentos não vitais para a sobrevivência da empresa. 

Não faz sentido insistir em um investimento se a empresa não conseguirá sobreviver. 

7. Aproxime-se de seus melhores colaboradores. 

Todos os mecanismos de preservação de emprego para os bons funcionários devem ser usados, afinal são eles que farão a empresa sobreviver e, posteriormente, quando o mercado se estabilizar, retornar ao seu ritmo. Aplique o mesmo princípio aos seus parceiros. Ao manter a cultura organizacional você receberá em retorno a gratidão dos funcionários apaixonados pela empresa, e que se tornaram mais dedicados a ela, o que ajudará muito no momento da retomada. 

8. Mantenha sua empresa ativa! 

É indiscutível que no momento precisamos praticar o distanciamento social. No entanto, você precisa manter em mente que sua empresa é um organismo vivo e mantido por relações. Você precisa manter as relações do dia a dia com seus funcionários para manter a vida dentro de sua empresa. 

9. Faça uma limpeza total em sua empresa. 

Aproveite o momento para repensar o seu negócio. Reveja sua cultura organizacional, renuncie a seus sistemas de qualidades antiquados, crie um time para cuidar da experiência do cliente através da transformação digital da empresa. MODERNIZE-SE! INTEGRE-SE com seus clientes e colaboradores. Cuide da sua marca.  

10. ESCOLHA aprender. 

Ao invés de decidir que, como você tem muitos anos de experiência sabe como deve conduzir sua empresa, lembre-se de que existe uma diferença entre ter experiência e ter passado muito tempo fazendo a mesma coisa de forma mecânica. Além disso, nunca tivemos que trabalhar em uma realidade onde o mercado simplesmente desapareceu do dia para a noite. Então veja tudo o que está acontecendo como uma oportunidade de mudança, de ser mais, de ser Hands On

© JointBee . Todos os direitos reservados.