Formulário Enviado

JointBee Logo

 

O Guia Definitivo Para Organizar Seu Ambiente de Trabalho

Sabemos que nem sempre é fácil ser produtivo, mas a chave para isso está literalmente na sua frente! Olhe ao seu redor e pense: o seu escritório ou local de trabalho permite que você atinja o seu maior nível te produtividade? Muitas pesquisas focaram nos benefícios e prejuízos dos estímulos (ou falta deles) em ambientes de trabalho, e como eles estão afetando o desempenho das pessoas. Agora o ponto é, seu ambiente está te ajudando ou te prejudicando? Confira alguns insights e descubra! 

  1. Sua Mesa 

A ciência sugere que não é o tempo passado sentado ou em pé que importa para a saúde, mas quanta energia você gasta durante o dia através de atividade física. De acordo com as pesquisas, a combinação perfeita seria um escritório que permitisse que você permaneça sentado durante uma parte do dia, e em pé por outra. Por isso, tente ficar em pé para tarefas com uma duração determinada que precisem de muito foco. Ficar em pé cria um sentimento de urgência para acabar a tarefa mais rápido. Buscar se sentar para tarefas criativas ou mais aprofundadas, como escrever, pesquisar ou programar, também é uma boa dica, pois aumenta a concentração, e permite que você descanse por um tempo. 

Ao menos que você seja um boneco de madeira, você talvez não consiga seguir isso literalmente, mas essas recomendações são boas para ter em mente.  

Além disso, você deve também assegurar que todas as outras configurações do seu ambiente de trabalho estejam adequadas ergonomicamente. Coloque o monitor a uma altura que mantenha seu pescoço reto, posicione seu teclado para manter seus cotovelos a 90 graus, e sua mesa a uma altura que permita que você tenha seus pés plenamente apoiados no chão. 

  1. Organização 

“Eu juro que sei exatamente onde tudo está.” Quem nunca disse isso, não é mesmo? 

Em um experimento publicado na Psychological Science, pesquisadores pediram que participantes preenchessem questionários em escritórios limpos e escritórios bagunçados. Um espaço limpo influenciou pessoas a serem mais focadas, mas também a se conformarem mais a expectativas e convenções. Em contraste, os tipos de escritório do estilo de “O Professor Aloprado” aumentaram a criatividade e a perspicuidade. 

Claro, criatividade bagunçada não é a mesma coisa que produtividade, então se trata realmente do que permite que você trabalhe da melhor maneira no menor tempo possível. Tudo deve ter seu lugar. Um sistema de mesa que parece seu estilo organizacional pessoal permite poupar tempo e aspirina. Se você sentir algum desconforto físico ou mau humor, nem o ambiente de trabalho mais ergonômico, com opção de sentar e levantar e o que você quiser, irá fazer seu trabalho por você. A forma e a função são fatores relevantes, mas como você se sente também importa. 

  1. Cores 

As cores dão o tom dos nossos humores de maneira irrefutável. Todas as cores podem ser produtivas, dependendo do tipo de motivação que você precisar. Segundo um estudo da Universidade do Texas: 

• Vermelho acelera a frequência cardíaca, promovendo uma carga de energia. Seu olho é instantaneamente levado ao vermelho, e ele promove atividade física e emocional. 

• Laranja é uma cor social, que incita à interação. Ele funciona bem em salas de reunião, ou outros espaços sociais, mesmo se não é a cor que mais induz à produtividade. 

• Amarelo estimula a criatividade e o otimismo. Se você for um designer ou um profissional criativo, essa pode ser a cor para seu ambiente de trabalho. 

• Verde é quase neutro para o cérebro humano. Ele é calmante, e não causa quase nenhuma fadiga aos olhos por longos períodos. 

• Azul é a cor mais universalmente produtiva. Ele acalma, e equilibra, ajuda que as pessoas se concentrem em tarefas intensivas. 

• Roxo estimula a resolução de problemas, mesmo não sendo uma cor muito popular no escritório. 

Peças decorativas e paredes coloridas podem afetar sua produtividade no trabalho. 

Você pode igualmente estender isso à sua vida digital e fazer códigos-cor para associações mentais (pense: vermelho para itens de alta prioridade). Essa é uma tática conhecida para organizar sua agenda. Ferramentas de organização como as etiquetas e planos de fundo do Trello permitem que você crie associações entre cores e trabalho que podem fazer que você se relacione com tarefas de maneira distinta segundo a cor de cada uma. 

  1. Iluminação 

Não há nada melhor que luz natural, mas só de sair de baixo das luzes fluorescentes agressivas pode provocar aumentos de produtividade. Lâmpadas fluorescentes sugam sua energia e te deixam menos produtivo, e não vamos nem tocar em assuntos ambientais. 

Se a luz natural não é uma opção para você neste momento, iluminação com LED pode ser um bom substituto para a luz natural. A exposição à luz artificial e à luz “azul” de nossos aparelhos eletrônicos perturba nosso ritmo natural e nos deixa sonolentos e letárgicos. 

  1. Música 

Gregory Ciotti, da HelpScout, detalhou exaustivamente os melhores estilos musicais para tarefas imersivas, incluindo: 

• Música familiar, para que seu cérebro não procure o que está por vir. 

• Música clássica, especialmente música do período Barroco, para ganhos de produtividade. 

• Música eletrônica repetitiva como uma maneira de aumentar o foco. 

• Trilhas sonoras de videogame, que foram concebidas para criar uma atmosfera sem causar distrações. 

• Música calma de qualquer tipo pode fornecer um barulho de fundo sem perturbar o foco. 

Pesquisas mostram que música clássica, especialmente barroca, é claramente a que mais gera ganhos de produtividade de maneira geral. Experimente diferentes tipos de música fazendo tarefas diferentes (ou nenhuma música) para ver o que funciona para você. 

  1. Organize a sua semana 

Em sua forma mais básica, a produtividade é a produção dividida pelo tempo. É uma métrica simples concebida para padronizar as contribuições os trabalhadores como medida de gestão. 

Se você procura fazer seu trabalho da maneira mais eficiente possível, medir e aumentar sua produtividade pode permitir que você libere mais tempo para fazer coisas que importam realmente para você. 

A nossa dica final é: organize suas tarefas semanalmente. Tente manter um quadro KanBan para guardar suas ideias para melhorar seu espaço de trabalho. Nós inclusive disponibilizamos um para download gratuito em um artigo anterior, é só clicar aqui para você conferir, e ter acesso ao material! 

Vamos ser mais produtivos juntos? HANDS ON! 

© JointBee . Todos os direitos reservados.