Formulário Enviado

JointBee Logo

 

O futuro dos Supermercados no Brasil.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um aumento de 80% no consumo online em supermercados nos meses de fevereiro e março deste ano, sendo o crescimento de março já relacionado à crise do coronavírus. Esse crescimento exigiu das empresas um trabalho de estruturação e posicionamento no ambiente digital. 

Se antes, os supermercados eram centros de compras na rotina do brasileiro, agora ele é essencial. Para evitar passeios desnecessários, e manter o isolamento social, é preciso que o local concentre tudo o que o consumidor precise, para que em uma única saída ele resolva todas as suas pendências. Além disso, e-commerce do setor deverá obter um dos maiores crescimentos da categoria.  

Os supermercados já não são mais apenas lugares para fazer compras que irão abastecer a casa. Eles passaram a agregar lojas, restaurantes, serviços variados, agências bancárias e opções de entretenimento, criando em torno de si centros comerciais focados em conveniência.  

A chegada do Coronavírus mudou novamente a relação do consumidor com o varejo, e trouxe o setor para mais perto dele. A nova rotina de pandemia ampliou a possibilidade de fazer as compras de supermercado sem precisar sair de casa. Esse tipo de serviço oferece mais comodidade, economia de tempo e preços menores, já que os custos com espaço físico são reduzidos.  

A verdade, é que com as práticas de isolamento sociais devido ao COVID-19, muitas empresas enxergaram a necessidade de adaptar seu modelo de negócios. No caso dos supermercados, apresentaram uma forte demanda por loja virtual. 

Investimentos em tecnologia são fundamentais para alavancar as vendas e fidelizar clientes nesse momento, além de fomentar novos empregos, e diminuir os impactos da crise no cenário geral.  

O pós-pandemia trará um contexto totalmente novo para o setor supermercadista, que em pouco tempo terá evoluído muito, e já não se lembrará como era o consumo antes da pandemia. 

© JointBee . Todos os direitos reservados.